quarta-feira, 4 de junho de 2008

OBJETOS DE APREDIZAGEM

Pesquisando na internet uma definição para "Objetos de Aprendizagem" que até pouco tempo eu desconhecia, encontrei em um site da Universia, uma rede de universidades e universitarios, presente em 11 países ibero-americanos, com uma infinidade de informações gratuitas para nossa vida academica.
Deste site destaquei as definições abaixo para Objetos de aprendizagem:

Por Raphael Winckler de Bettio e Alejandro Martins

Segundo Muzio et al (apud Cisco (2001)) "Um granular, reutilizável pedaço de informação independente de mídia", o mesmo autor define como "Objetos educacionais, objeto independente, componente de treinamento, pepita ou pedaço".
Ainda segundo Muzio et al (apud South and Monson (2001)) utiliza o termo objeto de comunicação e o define como "Objeto de comunicação o qual é designado e/ou utilizado para propósitos instrucionais. Estes objetos vão desde mapas e gráficos ate demonstrações em vídeo e simulações interativas".
Conforme citação extraída de Muzio et al (apud Wiley (2001)) define Objetos de Aprendizado como "Elementos de um novo tipo de instrução baseada em computador construído sobre um novo paradigma da ciência da computação. Eles permitem aos designers instrucionais a construção de pequenos (relativo ao tamanho do curso em questão) componentes instrucionais os quais podem ser reutilizados inúmeras vezes em diferentes contextos de aprendizagem. Eles são geralmente entendidos como entidades digitais derivados da internet, e que podem ser acessados e utilizados por qualquer numero de pessoas simultaneamente.
Conforme Beck (2002,p.1) (apud David A. Wiley) apresenta Objetos de Aprendizado como sendo: qualquer recurso digital que possa ser reutilizado para o suporte ao ensino. A principal idéia dos Objetos de Aprendizado é quebrar o conteúdo educacional em pequenos pedaços que possam ser reutilizados em diferentes ambientes de aprendizagem, em um espírito de programação orientada a objetos.

Um comentário:

Bonilla disse...

Jailton,
sempre que vc traz a passagem de outro texto, precisa indicar a fonte. Não basta dizer que foi um texto de tal autor. Como é possível o leitor chegar nesse texto?
Também, vc poderia ter feito uma síntese do que vc entendeu por OA e colocado apenas o link para o texto dos autores, já que ele está disponível, sem necessidade de cópia.